Como a prevenção e a produtividade se relacionam. Já diz o velho dito popular ‘Melhor prevenir que remediar’. Seja na medicina, na gestão de riscos, em projetos de engenharia ou mesmo no dia a dia, prevenir é sempre a melhor opção.
Prevenção = Lucro
Segundo um levantamento feito pelo Ministério da Saúde e IBGE em 2015, gasta-se em média R$ 10 bilhões por ano com absenteísmo no Brasil, sendo que essas ausências são causadas, em grande parte, por dores nas costas, resfriados e gripes.
Nesse cenário, soma-se às faltas, a queda da produtividade dos funcionários, o aumento de horas extra a serem pagas e aumento nos custos com o seguro saúde.
Ao mesmo tempo, quando se investe em programas de saúde, a empresa garante uma redução significativa no índice de absenteísmo. Outro benefício de se investir na saúde de seus colaboradores é que se aumenta exponencialmente a produtividade.
Melhor prevenir que remediar
Programas de Saúde aumentam a produtividade da equipe
Em ações de promoção da saúde – como treinamentos, palestras, atendimentos específicos e campanhas – o colaborador toma consciência da importância de se manter hábitos de vida saudáveis e, também, aprende como aplicar mudanças em sua rotina que os deixam mais dispostos e produtivos.
Com essas atividades, além da redução de ausências e do aumento da produtividade, o funcionário passa a valorizar a empresa, a relação de confiança entre ele e a empresa é fortalecida.
Mais uma das vantagens de manter uma agenda voltada à Saúde e bem estar do colaborador é a interação entre os colegas durante as ações, promovendo a troca de experiências e um convívio mais próximo, formando ou fortalecendo o senso de equipe, de time.
Uma resposta para “Prevenção e Produtividade”
Os comentários estão desativados.