Período de carência do seguro, o que é?

Tudo Sobre Seguros

Período de carência do seguro – afinal, o que é e como funciona a carência de um plano? Em que condições se aplica ou deixa de ser aplicada? Entenda como funciona a carência de garantias do seguro.

Período de Carência do Seguro – O que é e como funciona?

É o período corrido e ininterrupto, determinado em contrato, contado a partir da data de início da vigência do contrato do plano privado de assistência à saúde, durante o qual o contratante paga as prestações, mas ainda não tem acesso a determinadas coberturas previstas no contrato.

É muito importante que o segurado – seja ele pessoa física ou pessoa jurídica – entenda todas as regras sobre o seguro que irá contratar. Para isso, o segurado deve contar com corretores experientes e deve ter toda e qualquer dúvida esclarecida.

E essa é uma das principais missões da Agata Mac: Garantir que quem deseja contratar um seguro entenda com clareza as regras de cada opção e, com todo nosso suporte, tome a melhor decisão.

O que é o Período de Carência?

O período de carência é o tempo entre a contratação e a disponibilização de uma ou mais garantias de um seguro.

Ou seja, é um período pré determinado durante o qual você – ou os funcionários da sua empresa – não poderão usufruir das garantias do plano/seguro contratado.

Exemplos na prática

O período de carência no Seguro de Saúde para cobertura de parto costuma ser de 300 dias.

Um dos mais conhecidos exemplos é a cobertura de parto. Na maior parte dos planos de seguro saúde o período de carência para a cobertura do parto é de 300 dias.

A importância de se ter um seguro saúde

O período de carência é aplicável em seguros como o Seguro de Vida. Mas é no Seguro Saúde que o impacto é mais perceptível.

Infelizmente não temos a cultura da prevenção, e isso nos traz inúmeros prejuízos ao longo da vida. A prevenção é a melhor maneira de evitar contratempos e, inclusive, superá-los – caso venham a ocorrer.

No caso da gravidez, um casal que não possui seguro saúde terá dificuldades em relação às tratativas do parto. Isso justamente por conta do período de carência.

Por isso, o ideal é que o casal contrate o plano de seguro saúde o quanto antes for possível. Desse modo, ao chegar o momento de aumentar a família (seja planejado ou não), o casal poderá aproveitar ao máximo esses momentos inesquecíveis, sem ter de se preocupar com a cobertura do parto.

Regras e exceções do período de carência

Há exceções quanto ao período de carência de um seguro. Além de uma série de questões que devem ser analisadas caso a caso, existe uma situação especial.

Quando o contratante do seguro (segurado) já possui outro seguro – ou seja, quando está trocando de plano de seguro – o tempo de carência pode ser alterado ou mesmo desconsiderado.

Justamente por isso é importantíssimo que entre em contato com seu corretor de seguros e esclareça todas as suas dúvidas. Entre em contato conosco, teremos prazer em ajudar você.

Posts mais recentes